À medida que envelhecemos ou enfrentamos desafios de locomoção, a casa — mesmo sendo o principal espaço de descanso e proteção — pode se transformar num local de risco. Quedas, tropeços e dificuldades para usar ou acessar os cômodos estão entre os principais fatores que comprometem a independência e a saúde como um todo.
- Cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). - O ambiente doméstico é o local mais comum de acidentes com idosos, principalmente o banheiro e a escada (Ministério da Saúde – Brasil). - Após uma queda, muitos desenvolvem medo de cair novamente, o que reduz sua autonomia e a qualidade de vida.
Promover acessibilidade dentro do domicílio é uma forma de cuidar com respeito, garantindo que se possa viver com segurança, conforto e independência. São pequenas mudanças no espaço que resultam em grandes transformações na vida de quem depende delas.
De acordo com a necessidade do paciente, o fisioterapeuta pode sugerir mudanças no lar de modo a facilitar os acessos, levar mais segurança e diminuir risco de queda.
Exemplo de Adaptações:
🚽 Banheiro
Ao lado do vaso sanitário e dentro do box do chuveiro. De aço inoxidável ou alumínio, com instalação firme na parede.
🛠️ Adaptações Recomendadas para o Vaso Sanitário1. Barra de apoio lateral (fixa ou articulada)
2. Barra frontal ou em "L"
3. Assento elevado (adaptador de vaso - opcional)
🚹 Para Micção em Pé com Mais Segurança4. Barra vertical ou em “T” invertido (tipo bengala de parede)
5. Tapete antiderrapante ou piso emborrachado